O jogo de ontem foi uma verdadeira confusão.
O Grêmio iniciou com uma escalação diferente, contando com Nathan entre os titulares, e com uma formação que, no papel pelo menos, era muito mais um 4-2-2-2 do que as formações anteriores. E funcionou bem, por boa parte do primeiro tempo.
Após um início contundente, com dois gols antes dos 30 minutos de jogo, o imortal achou que tudo estava resolvido, e sofreu um apagão no final da primeira etapa, tomando 3 gols depois dos 45 minutos. Final da primeira etapa: 3 x 2.
Mas o tricolor é bravo, e virou novamente na segunda etapa, com Galdino e Suárez. 4 x 3.
Depois de um gol de empate vindo dos pés do Giuliano, o árbitro decidiu instaurar a confusão: Pênalti não marcado nos acréscimos do segundo tempo.
Vamos ao jogo…
Primeiro Tempo
Primeiro tempo parecia um passeio, até os acréscimos. Jogando com tranquilidade, o tricolor abriu 2 gols de vantagem, com Nathan (21) e Cristaldo (27), e dominava as ações do jogo, mesmo com um pouco menos de posse de bola.
Apesar disso, todas as estatísticas de chutes, escanteios, cruzamentos (…) eram favoráveis ao tricolor, que parecia ter resgatado aquela característica do começo do ano, onde dominava as ações e coordenava o meio campo.
Do outro lado, um Corinthians abatido e nervoso.
Mas tudo começou a mudar aos 45 minutos do primeiro tempo, com um pênalti (bem marcado) convertido por Fábio Santos. O segundo veio aos 49, com Lucas Veríssimo e Yuri Alberto (!!!) aos 51. Acabava assim um primeiro tempo que parecia resolvido. Uma virada para o adversário.
Segundo Tempo
Conforme os comentaristas disseram na transmissão, “não queria estar no vestiário do Grêmio depois dessa virada”. E a bronca surtiu efeito no time. Saíram Nathan e Cristaldo, para dar lugar ao Ferreira e Galdino. As mudanças deram resultado… aos 51, Galdino acertou um belo chute e empatou o jogo, enquanto aos 58 Suárez virou novamente. Golaços, e vitória nas mãos novamente.
Já perto dos 70, Giuliano empatou para eles. Daí pra frente, pouca emoção… até os acréscimos do segundo tempo.
Em um lance que – nas palavras do Renato – até o Stevie Wonder viu, um pênalti claríssimo foi ignorado pelo árbitro… E assim acabou o jogo. 4 x 4, com gostinho de derrota e injustiça.
Confere as notas dos jogadores, de acordo com o SofaScore:
E agora?
O Grêmio teve duas chances de tirar a vantagem para o Botafogo, e perdeu as duas oportunidades. A distância que poderia estar em 6 pontos, continua grande, agora em 11 pontos e sem jogos a menos.
Próximo jogo é com o Palmeiras em casa, adversário direto na luta pela Liberta e pelo Brasileirão. Se quiser ainda sonhar, mesmo que de forma distante, tem que ganhar.
Polêmica (nem tanto…)
E aí? Foi ou não foi pênalti para o Grêmio?
Claro que foi… todo mundo sabe disso… agora é esperar pra ver se o VAR, o Árbitro ou algum dos envolvidos vai ser punido por esse roubo descarado.
Foto: Lucas Uebel | Gremio FBPA